Está chegando o fim do ano, o semestre está acabando, e para o semestre que vem me resta voltar para o Brasil de uma vez por todas, ou tentar conseguir um estágio e ficar na França por mais 6 meses.
A procura de estágio é uma arte: é preciso ter paciência, virar noites postulando vagas, fazer um bom currículo e ainda, no caso da França, fazer uma carta de motivação.
Aqueles que têm a sorte de serem chamados para uma entrevista, têm o grande desafio de convencer o interrogador através das palavras. Fácil para alguns, difícil para outros!
Muitas das empresas fazem perguntas batidas, tais como: porque você quer trabalhar na empresa? qual o seu maior defeito? qual sua maior qualidade? em que você acha que pode ajudar na empresa? Perguntas essas que todos já ensaiaram em casa e têm a resposta na ponta da língua.
Na outra ponta do extremo, exitem as empresas que fazem perguntas muito bem elaboradas. Geralmente são empresas que exigem a criatividade e o raciocínio lógico apurados, ou até mesmo perguntas muito bem disfarçadas para saber se a personalidade do candidato combina com o perfil da empresa. Darei alguns exemplos:
Perguntas para se chutar:
1 - Porque a tampa do bueiro é redonda?
Uma pergunta como essa o interlocutor não espera necessariamente uma resposta correta, mas uma resposta que faça sentido. Eu responderia por exemplo que é para a tampa não cair dentro, ou talvez para os operadores poderem rolar a tampa ao invés de carregá-la.
2 - Quantos semáforos tem em Paris?
Obviamente quem está perguntando não quer o número exato, mas a sua capacidade de aproximação, para saber se você é uma pessoa exagerada demais, ou "pessimista" demais. Eu chutaria 250.
Perguntas disfarçadas:
3 - Uma maçã custa 20 centavos, uma laranja custa 40 centavos e uma toranja custa 60 centavos. Quanto custa uma Pera?
Posso muito bem estar errado, mas ao meu ver essa pergunta tem como objetivo ver se o candidato consegue simplificar um problema que parece ser insolúvel. Eu responderia 80 centavos, pois em cada um ele aumentou 20 centavos. A toranja seria apenas um fator pra desviar sua atenção.
Perguntas com soluções matemáticas:
4 - Quantas bolas de tênis cabe em uma piscina olímpica?
Pode parecer bizarro, mas muita gente resolveu essa sem saber quando estudou química. Basta saber calcular o fator de empacotamento do CFC (Cubo de Face Centrada).
Na figura à direita, é possível contar 4 esferas dentro do cubo (8 oitavos de esferas nos vértices e 6 meias esferas nas faces), e o volume do cubo é calculável achando-se a aresta através de um triângulo retângulo cuja hipotenusa é a diagonal da face que coincide com 4 vezes o raio das esferas.
Com isso, dividindo-se o volume de 4 esferas pelo volume do cubo, tem-se um fator de empacotamento igual a 0,74, ou seja, dentro de um volume qualquer, podemos preencher até desse volume 74% com esferas.
Voltando ao problema, numa piscina olímpica de 50m x 25m x 2m, temos um volume de 2500m³, dos quais 74%, ou seja 1850m³, serão de bolinhas de tênis. Supondo um raio de 3cm para a bolinha, temos um volume de (4/3)*pi*(0,03)³ = 0,000113 m³ por bolinha. Portanto, 2500 divido por 0,000113, achamos o valor de 22.123.893 bolinhas. Mais de 22 milhões de bolinhas!!
Tudo bem, pode parecer complicado, mas são questões que se pode chegar a uma resposta com alguns cálculos!
Agora, por outro lado, veja bem as seguintes perguntas:
Questões de cálculos mais complexos, como:
1 - Quantos ovos cabem num frigobar?
1.2 - Qual a razão entre o volume de dois ovos e o volume de um frigobar? É significativo?
Obs: qual a forma geométrica do ovo? Seria um meio-elipsoide na parte superior e uma meia-esfera na parte inferior?
Questões de gerenciamento de relacionamentos do tipo:
2 - Você tem uma namorada na sua cidade, e pega uma menina na cidade em que mora. Se o seu amigo não fica muito de cima da namorada dele, rola tentar a sorte lá também?
É... tem perguntas que nem precisam ser feitas. Complicado é ver que tem gente que domina vários artifícios matemáticos, e não consegue responder certo questões simples da vida...
Nenhum comentário:
Postar um comentário