terça-feira, 15 de novembro de 2011

Receita da vovó - Parte 4

Ovo Frito

Ingredientes:

1 colher (chá) de manteiga ou margarina
1 ovo de um animal que bota ovos
sal a gosto

Modo de Preparo:
Derreta a manteiga ou insira o óleo em uma frigideira. Dê uma batidinha na casca do ovo e quebre-o sobre a manteiga. Frite o ovo até que a borda fique ligeiramente dourada e a gema cozida. Salgue somente depois de pronto para que não fique manchas brancas sobre a gema.

Esta receita rende uma porção e custa 18 centavos a porção.

Chame os amigos, e bom apetite!

Observações: Se você não tiver certeza de que os ovos estão frescos, quebre o ovo dentro de uma xícara para analisá-lo antes, e só depois deixe-o escorregar para a frigideira. 
Além de bom e barato, essa receita pode resolver seu problema de espaço se você tem uma pequena geladeira. O espaço de dois ovos, por exemplo, pode fazer muita falta! 

Atenção! Se você é uma mulher que gosta de muitos caras, cuidado, você pode estar comendo o que poderia ser seu filho...

Receita tirada do livro de receitas dos bohemios

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Curiosidades sobre entrevistas de emprego

Está chegando o fim do ano, o semestre está acabando, e para o semestre que vem me resta voltar para o Brasil de uma vez por todas, ou tentar conseguir um estágio e ficar na França por mais 6 meses.
A procura de estágio é uma arte: é preciso ter paciência, virar noites postulando vagas, fazer um bom currículo e ainda, no caso da França, fazer uma carta de motivação.
Aqueles que têm a sorte de serem chamados para uma entrevista, têm o grande desafio de convencer o interrogador através das palavras. Fácil para alguns, difícil para outros!
Muitas das empresas fazem perguntas batidas, tais como: porque você quer trabalhar na empresa? qual o seu maior defeito? qual sua maior qualidade? em que você acha que pode ajudar na empresa? Perguntas essas que todos já ensaiaram em casa e têm a resposta na ponta da língua.
Na outra ponta do extremo, exitem as empresas que fazem perguntas muito bem elaboradas. Geralmente são empresas que exigem a criatividade e o raciocínio lógico apurados, ou até mesmo perguntas muito bem disfarçadas para saber se a personalidade do candidato combina com o perfil da empresa. Darei alguns exemplos:

Perguntas para se chutar:
1 - Porque a tampa do bueiro é redonda?
Uma pergunta como essa o interlocutor não espera necessariamente uma resposta correta, mas uma resposta que faça sentido. Eu responderia por exemplo que é para a tampa não cair dentro, ou talvez para os operadores poderem rolar a tampa ao invés de carregá-la.
2 - Quantos semáforos tem em Paris?
Obviamente quem está perguntando não quer o número exato, mas a sua capacidade de aproximação, para saber se você é uma pessoa exagerada demais, ou "pessimista" demais. Eu chutaria 250. 

Perguntas disfarçadas:
3 - Uma maçã custa 20 centavos, uma laranja custa 40 centavos e uma toranja custa 60 centavos. Quanto custa uma Pera?
Posso muito bem estar errado, mas ao meu ver essa pergunta tem como objetivo ver se o candidato consegue simplificar um problema que parece ser insolúvel. Eu responderia 80 centavos, pois em cada um ele aumentou 20 centavos. A toranja seria apenas um fator pra desviar sua atenção.

Perguntas com soluções matemáticas:
4 - Quantas bolas de tênis cabe em uma piscina olímpica?
Pode parecer bizarro, mas muita gente resolveu essa sem saber quando estudou química. Basta saber calcular o fator de empacotamento do CFC (Cubo de Face Centrada). 
Na figura à direita, é possível contar 4 esferas dentro do cubo (8 oitavos de esferas nos vértices e 6 meias esferas nas faces), e o volume do cubo é calculável achando-se a aresta através de um triângulo retângulo cuja hipotenusa é a diagonal da face que coincide com 4 vezes o raio das esferas.
Com isso, dividindo-se o volume de 4 esferas pelo volume do cubo, tem-se um fator de empacotamento igual a 0,74, ou seja, dentro de um volume qualquer, podemos preencher até desse volume 74% com esferas.
Voltando ao problema, numa piscina olímpica de 50m x 25m x 2m, temos um volume de 2500m³, dos quais 74%, ou seja  1850m³, serão de bolinhas de tênis. Supondo um raio de 3cm para a bolinha, temos um volume de (4/3)*pi*(0,03)³ = 0,000113 m³ por bolinha. Portanto, 2500 divido por 0,000113, achamos o valor de  22.123.893 bolinhas. Mais de 22 milhões de bolinhas!!

Tudo bem, pode parecer complicado, mas são questões que se pode chegar a uma resposta com alguns cálculos! 
Agora, por outro lado, veja bem as seguintes perguntas:

Questões de cálculos mais complexos, como:
1 - Quantos ovos cabem num frigobar?
1.2 - Qual a razão entre o volume de dois ovos e o volume de um frigobar? É significativo?
Obs: qual a forma geométrica do ovo? Seria um meio-elipsoide na parte superior e uma meia-esfera na parte inferior?

Questões de gerenciamento de relacionamentos do tipo:
2 - Você tem uma namorada na sua cidade, e pega uma menina na cidade em que mora. Se o seu amigo não fica muito de cima da namorada dele, rola tentar a sorte lá também?

É... tem perguntas que nem precisam ser feitas. Complicado é ver que tem gente que domina vários artifícios matemáticos, e não consegue responder certo questões simples da vida...   
   


quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Autolib

Como dito no último post, vou escrever sobre o Autolib. Aí está o vídeo promocional:

O princípio é o mesmo das Vélib's, porém vai funcionar com carros elétricos ao invés de bicicletas. A pessoa pega o carro num ponto e devolve em outro. Muito fácil, prático, sem pagar estacionamento, etc...

Porém, na minha opinião, é um projeto muito ousado! E se, por exemplo, o cara pegar o carro e der PT? No caso da Vélib, se você destruir a bicicleta eles debitam 120€ da sua conta, mas no caso de um carro fica meio complicado o cara ter que pagar 10 mil euros. Como vão cobrar isso?

É óbvio que pensaram nisso e acharam uma boa saída. Por trás disso com certeza existe um projeto muito bem feito como é de se esperar dos transportes aqui. Estariam os táxis com seus dias contados, interrogação! Espero que dê certo!

Vélib

Hoje vi no facebook do meu amigo Eric o vídeo promocional do Autolib. Resolvi falar sobre ele, mas antes vou falar sobre a Vélib.

Em algumas cidades da França existe a Vélib, que é um sistema de aluguel de bicicletas onde existem pontos espalhados por toda a cidade com essas bicicletas. Assim você pode pegar a bicicleta perto de onde está, e devolvê-la perto do seu destino.
Porque funciona?

  • Paris é praticamente toda plana;
  • Malha de ciclovias muito boa, sinalizada e o ciclista é respeitado;
  • É barato! Pra quem mora aqui, custa 29€ por ano e você tem direito a 45 minutos até devolvê-la. No caso de precisar de mais que isso, basta achar um ponto, colocar a bicicleta e retirá-la novamente.
  • As bicicletas são boas;
  • Existem muitos pontos, então não é preciso andar muito para achar um;
  • Muitas das vezes é mais o transporte mais rápido;
  • É saudável e não polui.


Eu mesmo já fiz minha carta e vou passar a ir para aula de bicicleta ao invés de ônibus. Só pretendo usar esse último quando estiver chovendo ou nevando.

Futebol

E o Vascão chegou lá! Está empatado com o São Paulo na primeira colocação porém com um jogo a menos, que acontecerá hoje a noite.

Eu não entendo muito de futebol. Não sei nem a escalação completa do Vasco de cabeça, muito menos dos outros times do brasileiro. E menos ainda agora que não estou no Brasil e não assisto os noticiários esportivos da tv. O meu conhecimento sobre o futebol sempre se restringiu ao conhecimento das regras e do nome dos principais jogadores das principais equipes.

Apesar disso tudo sempre acompanhei o meu time. Perco uns 10 minutos todo dia olhando a tabela do campeonato e lendo algumas notícias, afinal é o principal esporte do meu país e rende boas discussões. Fato é que minhas opiniões sobre futebol se baseiam mais nos números e na opinião de alguém do que no meu próprio conhecimento. 

Falando sobre os números, hoje estava olhando a tabela do campeonato brasileiro e fiz um pequeno estudo sobre a situação dos times em cada estado:


Futebol Carioca: 
Vasco: 62,5% de aproveitamento
Botafogo: 59,4%
Fluminense: 53,3%
Flamengo: 50,7%
Média: 56,5%

Futebol Paulista:
São Paulo: 60%
Corinthians: 58,7%
Santos: 50,7%
Palmeiras: 48,6%
Média: 54,5%

Futebol Gaúcho:
Internacional: 49,3%
Coritiba: 48%
Figueirense: 44%
Grêmio: 43,5%
Atlético: 30,7%
Avaí: 29,3%
Média: 40,8%

Futebol Goiano:
Atlético: 45,8%
Média: 45,8%

Futebol Baiano:
Bahia: 40%
Ceará: 37,5%
Média: 38,8%

Futebol Mineiro:
Cruzeiro: 38,7%
Atlético: 33,3%
América: 25,3%
Média: 32,4%

Como podem ver, o Futebol Carioca, vem tomando seu lugar como o melhor futebol do país... uma tendência já demonstrada nos últimos dois anos nos quais os campeões foram cariocas. Os paulistas vem logo em seguida, com um futebol resultados similares ao carioca, e com o diferencial de ter ganhado a libertadores.
Do outro lado das comparações está o futebol mineiro. Esse vem se destacando com a pior campanha de todos os estados! Prêmio de pior presidente de futebol para o Zezé Perrela, e de torcedor mais chato para Marco Aurélio Borges Carvalho. Mas o galo ainda tá vivo!! Força Galoo!!



Este post é uma resposta aos cruzeirenses que tinham/tem a cara de pau de dizer que o campeonato mineiro era/é melhor que o carioca. Faça-me o favor...

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Receita da vovó - parte 3

Cubos de Gelo

Ingredientes:
Água torneral

Modo de Preparo:
Pegue uma forma dessas que é cheia de quadradinhos, coloque a água em temperatura ambiente na forma, e leve ao freezer por 3 horas e meia. Não abra o freezer senão  a receita pode desandar!
Após o tempo determinado, retira a forma e desenforme os cubos de gelo.
Prontinho, você já pode se deliciar com gostosos cubos de gelo!
A receita rende 20 porções e custa R$0,01 por porção.

Observações: após o domínio da técnica, é possível fazer gelos nas mais variadas formas como cilindros ou tetraedros. Utilize sua imaginação! (não é recomendado fazer com cerveja)


(hmmmmm!!! cubos de gelos deliciosos)
Receita de Arthur Cruvinel

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Um dia de estudos

Não... não desisti do blog! 

Estou de férias há 2 meses e 22 dias, e ainda faltam 23 dias pra mamata acabar. E o motivo pelo qual eu abandonei o blog por mais de dois meses nem eu sei realmente...

Na verdade, eu andei pensando aqui, e constatei que a época que eu mais escrevi aqui foi a época que eu estava mais ocupado. O que acontece é que quando eu estou ocupado com coisas chatas pra se fazer, eu acabo enrolando, e fico inventando coisas pra fazer. Quando tem uma prova chegando, logo penso: o que posso fazer pra não começar a estudar de imediato? É aí que aparecem aqueles "afazeres" que poderia ter feito há muito tempo quando estava atoa. 

Um dia de estudos meu é o seguinte: acordo, escovo os dentes, tomo café, arrumo a cama, vejo os e-mails, respondo e-mails, vejo o facebook, tomo banho, faço um café, vejo se tem comida e se preciso ir no supermercado, vou no supermercado, guardo as coisas, organizo a mesa, vejo os e-mails, vejo facebook, vejo twitter, vejo o orkut, vejo as notícias, leio algumas, faço outro café, vejo e respondo todas as redes sociais novamente, chego à constatação de que falta meia hora pro almoço, penso: "é melhor começar a estudar a tarde", fico meia hora na internet, faço almoço, como, lavo a louça, faço um café, olho as redes sociais, vejo o que precisa estudar, organizo o que vou estudar e começo a estudar.


Como aprendi num dos post's anteriores, essa é a arte da procrastinação!