sexta-feira, 24 de junho de 2011

Receita da vovó - parte 1

    Com um tempo morando na França, você acaba adquirindo alguns dotes culinários dignos de chefs franceses. Portanto vou postando aqui algumas delícias para não esquecê-las mais tarde.  

    Mamão com açucar:

Pegue um mamão;
Descasque o mamão ou peça sua mãe para descascar;
Parta o mesmo no meio, e retire as sementinhas;
Divida o mamão em cubos de aproximadamente 1cm³;
Coloque em um prato e jogue açucar em cima.

    Essa receita rende 1 porção e custa 1 real a porção.

(Hmmmmmmmmm!!!)
(by Reverendo Jones)

Férias, John Dalton e paraolimpíadas

    Férias!! Enfim férias!

    Já que a melhor coisa de estudar... é ficar sem estudar! Agora serão 3 meses e meio pra descansar o cérebro a partir de ontem. Aliás, ontem tive duas provas... apesar de ter ido bem na apresentação do meu projeto na quarta, acho que não tive a mesma sorte em uma das provas. E é exatamente por isso que eu sou defensor da prestigiada "One more day Theory", desenvolvida em Oxford por volta dos anos de 1780 por John Dalton.

    Tudo começou quando "little John" precisava fazer um trabalho de ciências na escola, porém ele deixou para a véspera como de hábito. Dalton, deseperado, pensou em qualquer coisa, escreveu às pressas aquele trabalho sem nexo com a certeza de que iria tirar uma nota insatisfatória. Porém, ao chegar na sala do professor para entregar o trabalho, ele notou o seguinte aviso na porta: "Não estarei na escola hoje, portanto os trabalhos poderão ser entregues amanhã". Dalton quando viu aquilo ficou extremamente feliz e aliviado de poder fazer melhorias no trabalho. Foi aí que, em um único dia, Johnzinho desenvolveu toda a revolucionária teoria do átomo indivisível, mudando os traços da ciência mundial com o descobrimento da Química. E graças ao milagroso bilhetinho na porta, dias mais tarde ele também desenvolveu a Teoria do dia seguinte! (o daltonismo ele descobriu anos mais tarde quando atropelou um pobre rapaz com sua charrete ao pensar que o sinal estava verde ao invés de vermelho).

    Testes em vários países concluem que as notas de alunos são de 40 a 60% maiores quando professores, no momento da prova, desistem de realizar a avaliação e remarcam para o próximo dia. Foi exatamente isso que NÃO aconteceu ontem: "Ah, se eu tivesse mais um dia..."

    É uma ótima teoria, com certeza, mas o grande problema de sua aplicabilidade é que ela não pode ser realizada constantemente, já que pode-se perder o fator surpresa, essencial para sua eficiência. 

    Bom, para quem não gosta de John Dalton (provavelmente por ele ter iniciado uma das ciências mais odiadas pelos estudantes), fica registrado aqui também um de seus feitos mais grotescos: aconteceu nos jogos olímpicos de 1786 quando John forjou não possuir os membros superiores escondendo-os por baixo da camisa para poder disputar as paraolimpíadas. O atleta teve sua trapaça descoberta no decorrer dos jogos quando ele sentiu uma coceira e tirou um dos braços para se coçar. Como todos sabem, é daí que veio a expressão: "giving one of armless John" ou "dando uma de João sem braço" em português.           

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Oooo, o Vascão voltou!!

    O time mais lindo deste mundo amanheceu hoje com um título inédito! Vasco da Gama: Campeão da Copa do Brasil!


quarta-feira, 8 de junho de 2011

Brasil

    Para quem cresceu jogando war, geografia sempre foi muito fácil: o mundo tem 42 países e dois coringas, existem seis continentes e todos os países têm tamanho suficiente que caiba no mínimo 4 exércitos sem serem empilhados. Confesso que foi difícil aceitar a idéia de que Portugal, Espanha e França eram três países diferentes até pouco tempo antes de vir pra europa. O jogo war está a frente de seu tempo, pois incita a globalização, rompendo fronteiras entre países vizinhos e não colocando barreiras entre pessoas como fazem as malditas alfândegas.
    No Brasil ocorre algo semelhante, e ficou mais evidente quando me mudei pra cá. O mapa do Brasil que eu aprendi quando criança é exatamente o seguinte:
    Como o governo brasileiro é democrático, ele mandou estudantes de vários lugares do país para estudar aqui. O problema é quando chamo todo mundo de baiano, e pensam que sou preconceituoso! Como podem ver, meu mapa não tem nada de preconceituoso... na verdade meu mapa, como o mapa do war, incita a maior união entre regiões próximas, além do que torna a geografia bem mais fácil de ser assimilada a um aluno ou até mesmo à população em geral.
    Antes de reclamar, quero ver conseguir colocar 4 exércitos no sergipe!

Cosmos

    Em uma aula de eletrônica na efei, o professor comentou sobre essa série / documentário chamada(o) "Cosmos" de Carl Sagan. Eu baixei na época, comecei a ver um tempo depois mas parei não me lembro o porquê. Esses dias eu vi aqui no computador e acabei assistindo tudo. São 13 capítulos de mais ou menos 1h cada, que esse cara responde um monte de perguntas de discussões de bêbados daquele momento de papo nerd. Mas o que eu mais gostei mesmo foi que não tem aquela chatisse de teorias da conspiração e um monte de suposições sem nexos.
    Confesso que os efeitos especiais são bem ultrapassados e tem aquelas musiquinhas bem chatas com efeitos sonoros da década de 80, mas achei que valeu muito a pena o esforço. 
    Existe o livro de mesmo nome também, mas aí já acho muito... quem sabe não leio um outro livro dele daqui uns tempos...
   
Carl Sagan
    
 Canal youtube com os episódios

Últimos acontecimentos, feriados, férias, greve e Sarney

    Esse negócio de escrever regularmente é mais difícil do que eu pensava... mas ainda não desisti!
    Vamos aos últimos acontecimentos:
-Temperaturas agradáveis, entre 10ºC e 25ºC... agasalhos, luvas, cachecol... tudo guardado há um bom tempo;
-Show do Roger Waters sensacional, como previsto;
-Quinta feira passada foi feriado, ou seja, tivemos um fim de semana prolongado...
    Aliás, francês adora um feriado... para quem acha que no Brasil tem feriados demais, a França não deixa por menos. Esse feriado da semana passada é o contrário do carnaval, ou seja, 40 dias depois da páscoa. E tem outra: eles tem um feriado que se chama "o dia depois da páscoa"... já que a páscoa cai sempre no domingo, eles inventaram esse feriado na segunda só por malandragem. E como se não bastasse, segunda feira que vem, dia 13, é outro feriado.
    Em contrapartida, o calendário de 2011 deu seus deslizes: o primeiro de maio caiu no domingo, e na outra semana, dia 8 de maio também é feriado e também caiu no domingo.
    Para quem estuda, o calendário escolar francês é uma maravilha! Minhas aulas começaram no dia 27 de setembro, aí teve:
Outubro: semana de férias do 23 ao 31 e emendando um feriado dia 1º de novembro (segunda);
Novembro: feriado dia 11, e uma semana para fazer um curso em algum lugar da europa do 13 ao 21;
Dezembro: duas semanas de férias, do 18/12 ao 02/01;
Janeiro: juntamente com maio, são os únicos meses normais (ou anormais);
Fevereiro: uma semana, igual a de outubro, do 19 ao 27;
Março: Semana Atenas (mesma de novembro) do 12 ao 20;
Abril: duas semanas de férias do 9 ao 24 emendada com o "dia depois da páscoa" dia 25
Maio: dois feriados que caíram no domingo;
Junho: o feriado da semana passada, segunda que vem, e fim das aulas dia 24;
24/06 a 10/10: pequenas férias de verão de três meses e meio.
    E essa malandragem não é só para estudantes e professores... além dos frequentes feriados, a jornada normal do trabalhador aqui são 35 horas semanais, além de 40 dias de férias remuneradas e um salário mínimo de 1300€.
    Fórmula do franceses? Ser chato!
    Alguém ouse mudar isso... presenciei uma só greve deles aqui, quando o governo anunciou que ia aumentar a aposentadoria de 60 para 62 anos, e não quero ver nunca mais! O país inteiro parou: não tinha transporte, passeatas infernais, e ninguém falava de outra coisa... não era só em Paris, era no país inteiro de verdade.
    Fico imaginando quanto tempo iria durar um Sarney aqui, hahahaha... é rir para não chorar.


    Quase não mudei de assunto né? Só faltou falar do Strauss-Kahn e da lei do desmatamento no mesmo tópico...