quinta-feira, 19 de maio de 2011

La Cité Internationale Universitaire de Paris

      A Cidade Internacional Universitária de Paris, ou Cité-U, é o lugar onde mora grande parte dos estudantes de fora de Paris ou da França que vem estudar na capital francesa, como eu por exemplo. São 10 mil estudantes de 140 nacionalidades que moram na Cité, espalhados em suas 36 "maisons". A maioria dessas "maisons" são correspondentes à um país, que se oferece para construir seu prédio aqui, e com isso tem direito à uma porcentagem de estudantes de seu país morando lá. É o caso da "Maison des Etats-Unis", "du Japon", "de l'Italie", ..., e "du Brésil" também, of course.
     A Maison du Brésil é uma das melhores maisons da cité: foi construída nos anos 60 por um dos melhores arquitetos da época, serve de local de eventos que promovem a cultura brasileira, e essas coisas todas, ..., porém tem dois grandes problemas: primeiro, é muito bom para praticar o português e segundo, só aceita alunos de pós graduação, ou seja, não posso morar lá. E é por isso que moro na "Maison des Arts et Métiers". Fotos Maison du Brésil 
     A Maison des Arts et Métiers é o prédio para os alunos da  minha faculdade, a ENSAM (Escola Nacional Superior de Artes e Negócios). Essa maison tem muitas particularidades... ela merece um post só para ela depois.
     A princípio a Cité-U é um ótimo lugar para se morar... é bem bonito, tem muito verde, pode-se praticar vários esportes, tem gente de todo lugar do mundo, e dependendo da época do ano tem um número razoável de festas. Tanto é assim que se tornou um dos pontos turísticos secundários de Paris.
     Na primavera e no verão todo mundo faz pique-nique nesse gramado da próxima foto, a gente leva cerveja ou vinho, algo pra comer e aproveita o sol tão raro por aqui... e ao fundo é a  Maison Internationale, onde fica o banco, restaurante, cafeteria, biblioteca sala de musculação, piscina, dentre outros...

     As fotos são do google imagens, mas no meu facebook tem algumas da cité durante o inverno. Fotos Facebook

2 comentários:

  1. Depois eu posto sobre a Maison des Arts et Métiers e também sobre a ENSAM

    ResponderExcluir
  2. Cabeção é cultura também!
    Muito enriquecedor.
    Abraços!
    André Araújo

    ResponderExcluir