quinta-feira, 19 de maio de 2011

La Cité Internationale Universitaire de Paris

      A Cidade Internacional Universitária de Paris, ou Cité-U, é o lugar onde mora grande parte dos estudantes de fora de Paris ou da França que vem estudar na capital francesa, como eu por exemplo. São 10 mil estudantes de 140 nacionalidades que moram na Cité, espalhados em suas 36 "maisons". A maioria dessas "maisons" são correspondentes à um país, que se oferece para construir seu prédio aqui, e com isso tem direito à uma porcentagem de estudantes de seu país morando lá. É o caso da "Maison des Etats-Unis", "du Japon", "de l'Italie", ..., e "du Brésil" também, of course.
     A Maison du Brésil é uma das melhores maisons da cité: foi construída nos anos 60 por um dos melhores arquitetos da época, serve de local de eventos que promovem a cultura brasileira, e essas coisas todas, ..., porém tem dois grandes problemas: primeiro, é muito bom para praticar o português e segundo, só aceita alunos de pós graduação, ou seja, não posso morar lá. E é por isso que moro na "Maison des Arts et Métiers". Fotos Maison du Brésil 
     A Maison des Arts et Métiers é o prédio para os alunos da  minha faculdade, a ENSAM (Escola Nacional Superior de Artes e Negócios). Essa maison tem muitas particularidades... ela merece um post só para ela depois.
     A princípio a Cité-U é um ótimo lugar para se morar... é bem bonito, tem muito verde, pode-se praticar vários esportes, tem gente de todo lugar do mundo, e dependendo da época do ano tem um número razoável de festas. Tanto é assim que se tornou um dos pontos turísticos secundários de Paris.
     Na primavera e no verão todo mundo faz pique-nique nesse gramado da próxima foto, a gente leva cerveja ou vinho, algo pra comer e aproveita o sol tão raro por aqui... e ao fundo é a  Maison Internationale, onde fica o banco, restaurante, cafeteria, biblioteca sala de musculação, piscina, dentre outros...

     As fotos são do google imagens, mas no meu facebook tem algumas da cité durante o inverno. Fotos Facebook

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Roger Waters - The wall

Depois de muito arrependimento de não ter comprado na hora em que saiu, depois de meses procurando (não com muito esforço) alguém pra vender, depois de muito sacrifício tentando trocar o endereço da minha conta no PayPal ... finalmente consegui comprar o ingresso para o show do ex-baixista do Pink Floyd, Roger Waters. Pelo menos já paguei... ainda falta esperar chegar. E tem lá suas chances de não chegar, já que tive que confiar em um cambista do ebay. O show será no próximo dia 31, e com certeza serão uns dos 59€ mais bem pagos da minha vida (se o ingresso chegar, é claro).
Antes eu nem gostava muito de Pink Floyd... na verdade eu falava que não gostava, mas o certo é que não conhecia direito. Até que o Wagner lá de Sacramento me ofereceu um DVD emprestado: Roger Waters - In the flesh. O show é sensacional, tanto para os ouvidos quanto para os olhos... quando vi já gravei uma cópia e não parei mais de ouvir! Tanto que hoje Pink Floyd é a minha banda  preferida.
Confortably Numb no show In the flesh:


Agora, em Paris, o álbum da vez será o The Wall, um dos mais famosos da banda. A turnê pela Europa começou em março em Lisboa... até tem o show completo no youtube, mas só vi uma música pra não perder a expectativa. E não é pouca, já que é meu primeiro show de uma banda internacional...
Mother no show The Wall em Lisboa:

Sobre o Blog

Primeiramente... sobre o Blog! O porquê de criar esse negócio:
um dos objetivos é deixar registrado um pouco do que vejo em Paris e também sobre eventuais viagens... um pouco como um diário mesmo.
Porém, o objetivo principal mesmo é deixar registrado o que me interessa na atualidade e quais são as minhas opiniões sobre esses assuntos. Se a idéia for para frente e eu criar o hábito de escrever sempre, espero adquirir um arquivo interessante.
Poderia fazer tudo isso naquela parte de "Artigos" do Facebook, mas gostei da idéia do blog porque é mais personalisável, mais apresentável, e também curti a idéia de ter um endereço eletrônico com o meu nome hahaha
Acho que é isso...